No dia 14 de Setembro - Domingo e festa da Exaltação da Santa Cruz, Alhais recebeu o seu novo Pároco.
Recebido pelo povo e autoridades civis na Praça de Vila Garcia, o Rev. P.e Tiago Cardoso vinha acompanhado de S. E. o Pro Vigário Geral da Diocese de Lamego - Rev. P.e João Carlos Morgado e de outros Sacerdotes eu o acompanharam na solene tomada de posse na Paróquia.
A receção iniciou-se em Vila Garcia rumando depois em procissão para a igreja matriz.
A Santa Missa foi presidida por S.E. o Pro Vigário
Geral e concelebrada pelos Rev. Pe Tiago Cardoso, Monsenhor Bouça Pires, Representante do Arciprestado de Vila Nova de Paiva - Castro Daire - Rev. Pe Alfredo Patrício, Representantes do Arciprestado de Moimenta da Beira-Tabuaço-Sernancelhe - Rev.s P.e Bráulio e P.e Giroto e acolitada por dois acólitos da Paróquia e dois seminaristas de Lamego.
Depois de lida a Provisão e nomeação da Diocese, S.E. o Pro Vigário Geral procedeu á entrega simbólica das chaves da igreja e do Sacrário ao Rev. Pe Tiago Cardoso, simbolizando a entrega dos bens materiais e espirituais que irá governar na Paróquia de Alhais.
Já como novo Pastor, o Rev. Pe Tiago Cardos proferiu algumas palavras dirigidas ao inúmero povo que assistiu á cerimónia e Santa Missa, deixando palavras de agradecimento pela receção e dizendo que gostaria de estar próximo das pessoas e fazer o caminho com elas para Cristo.
Referiu ainda a necessidade de união de todos em torno dos projectos sociais da Paróquia nomeadamente o da construção do Centro Paroquial que está em curso.
Estiveram presentes o Sr. Presidente da Junta de Freguesias de Alhais-Vila Nova de Paiva- Fráguas e o Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, a quem o Rev. P.e Tiago agradeceu, publicamente, a presença e apoio á Paróquia e seus projectos.
No final da Santa Missa decorreu um lanche convívio na antiga Escola Primária de Alhais, onde se confraternizou á volta das mesas repletas de iguarias caseiras oferecidas pelos paroquianos, com a abundância e cuidado que caracterizam bem a hospitalidade e "bem-querer" desta gente beirã.